Todo mundo conhece os benefícios que o seguro oferece para proteger bens pessoais, sejam eles: carro, casa ou qualquer outro bem. Se levarmos esse tema para o mundo dos negócios, o seguro patrimonial é ainda mais importante.
Independentemente do ramo de atividade da empresa, existem diversos riscos inerentes a atividade que podem causar um grande impacto em suas operações e, no pior dos casos, até a falência da empresa.
No caso das PMEs (pequenas e médias empresas), o significado deste seguro é o mesmo. Muitas vezes, as pequenas e médias empresas não dão a devida atenção à gestão de riscos ou mesmo não possuem um responsável por ela. No caso de ocorrência de dano a algum bem fundamental para a operação do negócio, o prejuízo pode ser muito maior caso a empresa não possua um seguro que cubra o sinistro em questão.
Portanto, é importante que as PMEs vejam o seguro como proteção para o seu negócio, o que também ajuda a mitigar riscos.
Antes de mais nada, o que é o seguro patrimonial?
O seguro patrimonial garante o ressarcimento do bem quando da ocorrência de algum incidente que venha a danificar um bem da empresa, sejam esses móveis ou imóveis. É como quem faz seguro de carro, por exemplo: se acontecer alguma coisa, a pessoa não pode perder o dinheiro investido, e geralmente não tem dinheiro para comprar um novo. Nos negócios, no caso de um incidente grave, como um incêndio, na maioria das vezes o valor dos danos não pode ser pago, por isso, o seguro patrimonial é extremamente importante.
Por que as pequenas e médias empresas devem considerar o seguro patrimonial da AIG?
Em toda atividade empresarial existem riscos. No caso de sinistro, certamente a empresa, principalmente as de pequeno e médio porte, podem não conseguir ressarcir todos os prejuízos, mesmo havendo reserva.
Para ajudar na tomada de decisão quanto à contratação de seguros patrimoniais, listamos abaixo as vantagens mais importantes oferecidas pela AIG, que devem ser levados em conta na hora da escolha da seguradora.
O que cobre o seguro patrimonial PME?
Além do seguro básico contra incêndio, explosão e raio, a AIG oferece proteção adicional contra fenômenos da natureza, outros como incêndios florestais rurais, danos elétricos, quebra de máquinas industriais, e interrupção do lucro, que é a perda de receita devido à interrupção dos negócios.
Os edifícios e propriedades do segurado também são protegidos contra eventos menores, ideal quando pensamos em PMEs, como colisão de veículos, descarga acidental de um hidrante ou sprinkler automático, roubo de mercadorias e até mesmo vidro quebrado. A cobertura do seguro é extensa e varia de acordo com a ocupação segurada.
Agilidade em regulação de sinistros
A AIG conta com uma equipe especializada em regulação de sinistros, além de diversos parceiros renomados que auxiliam os clientes neste processo.
Fonte: https://www.negocioseguroaig.com.br/pequenas-e-medias-empresas/de-olho/a-importancia-do-seguro-patrimonial-para-pmes/