Lendo a matéria sobre o golpe do boleto falso e trabalhando com seguros (Golpe do boleto falso de seguro faz vítimas em todo Brasil; veja cuidados para não perder dinheiro, Valor Investe — Rio, 16/05/2023), compartilho com vocês algumas dicas importantes para você se manter seguro:
- Verifique o remetente. Se não conhece, não abra!
- Desconfie de e-mails não solicitados. Ser cauteloso é ser seguro. Da mesma forma, se não pediu a informação, não abra!
- Verifique a gramática e erros de ortografia. Normalmente erros grotescos chamam a nossa atenção, desconfie.
- Links curtos são suspeitos. Os golpistas redirecionam para sites falsos que imitam páginas de pagamento legítimas, com pequenas modificações. Fique atento.
- Nunca forneça e nem compartilhe informações pessoais. Dados como números de conta bancária, senhas ou dados de cartão de crédito etc. Empresas legítimas nunca pedem essas informações por e-mail.
- Autenticidade do boleto só é confiável se você entrar em contato com a empresa que lhe enviou ou instituição financeira. Use os canais de comunicação oficiais, como o site ou o telefone, para verificar a validade.
- Antivírus atualizado. Isso ajudará a detectar e bloquear e-mails maliciosos.
Espero poder contribuído de alguma forma sobre a questão do boleto falso, e lembrando que a melhor forma de evitar golpes é sempre estar atento, desconfiar de e-mails não solicitados e verificar a autenticidade das informações antes de tomar qualquer ação.
Leonardo Guidini, Corretor de Seguros na Horizonte Corretora de Seguros, Economista e Gestor de Riscos.
Outras informações sobre este tema: https://valorinveste.globo.com/educacao-financeira/noticia/2023/05/16/golpe-do-boleto-falso-de-seguro-veja-cuidados-para-nao-perder-dinheiro.ghtml
Muito bom!!!
Ótimas dicas !!